Foi lançada nessa semana a plataforma “MEU_BC” através do LINK OFICIAL do Banco Central do Brasil https://www.bcb.gov.br/meubc. Nela você vai encontrar todos os serviços disponíveis ao cidadão do BCB em um só lugar! Além disso, a página dispõe sobre o ranking dos bancos, demais instituições e consórcios que possuem maior número de reclamações. No mais, podemos perceber vários links de acesso a conteúdos educativos sobre: planejamento, dívidas, investimentos e golpes.
REGISTRATO. Extrato de Registro de Informações no Banco Central.
Ele foi criado em 2014 e permite que a Pessoa Física ou Pessoa Jurídica acesse TODAS AS INFORMAÇÕES/TRANSAÇÕES BANCÁRIAS com quaisquer Instituições Financeiras (atuais e histórico).
É um serviço gratuito e permite que você consiga analisar questões como endividamentos, realizar um bom planejamento financeiro a partir do seu extrato, bem como averiguar/acompanhar se o seu CPF ou CNPJ foi alvo de algum golpe/fraude.
SVR. SISTEMA DE VALORES A RECEBER.
É um serviço no qual podes consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em alguma Instituição Financeira e, caso tenha, saber como solicitar o valor.
O serviço abrange consultar valores de:
- contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- tarifas cobradas indevidamente;
- parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente;
- contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
- contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e
- outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Na nova página “MEU_BC” você ainda vai encontrar a possibilidade de efetuar Reclamações contra Bancos, encontrar as instituições financeiras autorizadas pelo BC e acessar a Calculadora do Cidadão. Ou seja, é MUITA INFORMAÇÃO em um mesmo local, a fim de que você fique LONGE DE SITES FALSOS e tenha maior facilidade no acesso de conteúdos tão importantes.
Eaí, gostou desse pequeno ajuste no site do Banco Central do Brasil? Já conhecia esses serviços gratuitos? Comenta aqui em baixo!
0 comentário