Se você soubesse como controlar o seu dinheiro, investir bem e ficar rico, será que você já não teria feito isso? Já não seria rico?
De fato, poucos aprenderam durante a infância e a juventude em como lidar bem com o dinheiro, a administrar as finanças, sobre multiplicar o dinheiro, a obter sucesso e ser bem-sucedido.
Nossos pais, dentro do seu conhecimento e das suas limitações, nos proporcionaram e ensinaram o melhor que poderiam. Nunca culpe eles ou qualquer outra pessoa pelos seus problemas.
Aliás, se você tivesse o conhecimento necessário para escalar degraus mais altos, já o teria colocado em prática, não? Ou será que você já tem alguma noção, entretanto, ainda não age conforme deveria? Do que você tem medo (ou de quem)?
Muitos trabalham em empregos que não os satisfazem, com pessoas que, por vezes, não gostam, esperando a recompensa – o famoso salário – e, então, finalmente comemora-se quando chega a sexta-feira, para poder escapar desta realidade.
Neste ciclo, aproveita-se dois dias de farra ou de descanso e fica triste no domingo à noite: porque tudo vai recomeçar, do jeito chato que é. Há um desgosto pela própria vida e, às vezes, da própria imagem, da pessoa que se tornou.
Você se sente inseguro, incapaz, injustiçado, culpa o governo, a economia e tem diversas justificativas acerca da situação de vida em que está. Contudo, quer viver uma vida melhor, mais rica, leve, alegre, plena, próspera…
O ponto chave é: o que realmente você tem feito para conquistá-la? Apenas desejar isso não fará com que você a obtenha. É preciso se dedicar, desenvolver as suas capacidades e lapidar seu ser, para se tornar capaz de ser a pessoa que consegue conquistar tudo isso. E mais importante: que consegue manter suas conquistas, pois isso é mais difícil que as conseguir.
O problema é que muitas vezes essa ordem é invertida. Acredita-se que é preciso ter isso ou aquilo para poder se sentir melhor, para “provar seu valor”.
O primeiro passo na direção da sua liberdade financeira e pessoal é a consciência. Somente estando consciente de um problema é que podemos resolvê-lo. Não podemos mudar aquilo que não estamos conscientes, que não vemos necessidade de mudança; isso é incongruente.
Com isso, abrimos espaço para a liberdade de fazer escolhas, utilizar, de fato, o livre-arbítrio. Você pode escolher em que acreditar e escolher como agir.
Através da autorresponsabilidade, entendemos que tudo depende de nós. Tenho poder sobre minha vida e posso decidir sobre fazer o que é melhor para mim e ser a melhor pessoa que posso ser, dia após dia, independente da minha condição de vida, pois a forma como se sente hoje é que produzirá seu futuro. Isso explica porque muitas pessoas que vivenciaram coisas parecidas tiveram resultados tão diferentes. Você deve ter se lembrado de alguém, não?
Para isso é necessário focalizar sua atenção no que deseja transformar. Identificar o que está te incomodando, o que te prejudica, as suas crenças, quais são seus medos; que acabam por tornar sua vida tão infeliz e frustrada, insatisfeita com a sua realidade. O dinheiro é consequência da forma como pensa e age.
A maior parte dos sofrimentos são causados pelas emoções, pela interpretação da realidade e pela escolha em ficar relembrando momentos ou pensando no que poderia acontecer. Se focar a atenção no agora, no que está sob seu controle, poderá direcionar seus esforços para mudar isso, e, consequentemente, obter resultados diferentes. Pare de reagir as circunstâncias, saia do modo automático e passe a agir conscientemente em favor da sua verdadeira intenção.
Quando você deseja algo, por exemplo, ter R$5 milhões investidos, pergunte-se: quem eu preciso me tornar para ser capaz de conquistar isso? Que atitudes preciso para conquistar isso? E então reflita: o que eu posso fazer hoje, para me aproximar de ser essa pessoa? Como transformar a minha intenção em realidade?
Preciso te dizer uma coisa: é ilusão querer ter resultados Y, sendo uma pessoa X, você não será capaz hoje de conquistar isso, mas se estiver disposto a se tornar uma pessoa Y, que faz as ações Y necessárias, inevitavelmente, obterá Y como realidade. Tenha certeza que a recompensa será muito maior. O tempo vai passar de qualquer forma. Use-o ao se favor, imagine como você pode estar daqui um ano colocando esse conhecimento em pratica.
Quando você se torna capaz de silenciar as vozes incessantes da sua mente, de romper com os padrões de comportamento que te trouxeram até onde você está, com os pensamentos costumeiros e as limitações que acredita ter, você consegue agir apesar delas. Entenda, você não é nada disso, você não precisa repetir o seu passado e o que você ou alguém te condicionou a ser. Exerça o poder, que você já tem, da escolha. Isso vai te dando mais força e coragem para fazer outra vez, acreditando no que contribui para realizar seus sonhos. Ao se comprometer em substituir a sua programação antiga (que trouxe até onde você está e com os resultados que conquistou) por uma nova, direcionada em se tornar uma pessoa melhor, em exercer as suas capacidades, habilidades e a conquistar seus objetivos, você começa a perceber resultados dessa mudança e isso vai se tornando seu combustível.
Não estou dizendo que é fácil, e nem que será de um dia para o outro. Ora, a quantos anos você pensa e age da mesma forma? A mudança é gradual. Sua decisão é diária, orientada para suas realizações, para sua visão de situação de vida ideal; ela é que fara a diferença. Mesmo quando tropeçar, cair, se machucar, ficar em pé e cair novamente; levante-se e decida continuar caminhando. Não sinta pena de si mesmo, nem se julgue, não diga “pobre de mim”. Erga-se e faça o que precisa ser feito, dando o seu melhor para isso, pois, o diligente será plenamente recompensado.
Se você for excelente em tudo o que fizer, não haverá espaço para frustrações, nem arrependimentos, nem julgamentos, pois você fez o melhor que podia. Fazendo isso é apenas uma questão de tempo para conseguir o que se deseja.
Você deve estar pensando “o que preciso mudar para viver uma vida melhor? O que fazer, como vou conseguir isso?” Sozinho é mais difícil e mais trabalhoso, pois terá que conhecer e buscar ferramentas que nem sabe que necessita, e como saber se o que encontrou é solução mais eficaz?
Busque o auxílio de um profissional com quem você se sinta confortável em partilhar e pedir ajuda, que vai te orientar de acordo com suas necessidades e interesses. Aqui você terá todo o apoio para conquistar uma real e consistente transformação em sua vida, além de prosperar financeiramente, pois o dinheiro é consequência das suas ações e você será o mestre dele.
6 comentários
Wilson Furquim · fevereiro 5, 2023 às 13:56
Excelente reflexão e nada mais do que a pura verdade, a verdade que liberta, que está na Bíblia. A Autoresponsabilidade é sem dúvida um divisor de águas na sua vida, quando se entende e prática, cria-se um marco de antes e depois e a sua percepção sobre tudo mudar radicalmente.
Giancarlo · fevereiro 5, 2023 às 14:30
Ótimo artigo, ser, fazer para depois ter!
Eduardo Alende arima · fevereiro 5, 2023 às 14:36
Essas informações estiveram a todo tempo disponíveis para mim, mas eu ERA muito raso para entender, logo que se tornaram palavras e leituras em Vão.
Precisamos de instrução Sempre de alguém que tenha o que queremos.
Victor Bette · fevereiro 5, 2023 às 22:27
Ótimos insights, parabéns pelo artigo.
Vanessa Bertoldo Alves · fevereiro 8, 2023 às 11:13
Excelente reflexão . Ótimo artigo. Sem dúvidas uma leitura inspiradora.
Matheus Melo · fevereiro 6, 2023 às 20:22
Muito interessante como uma série de ciclos viciosos e frustrações podem ser evitados ou até quebrados quando analisamos estes pontos em nossas vidas com sinceridade, ótima reflexão!