Educação Financeira: umas das portas de entrada para ser bem-sucedido.

A cada dia o assunto “educação financeira” tem se tornado mais popular entre os brasileiros. Talvez, justamente, pela falta desse entendimento.

Como consequência, há: os estrondosos números de endividados, de inadimplentes, a falta de compreensão dos impactos da inflação, os efeitos emocionais e psicológicos, como ansiedade, tristeza, preocupação, que também afetam os relacionamentos, causando até o próprio divórcio. Infelizmente, problemas financeiros são uma das maiores causas de divórcio, pois várias crises decorrem pela falta de dinheiro.

Mas qual a real importância da educação financeira?

Uma pessoa educada financeiramente tem a atitude de tomar decisões financeiras de forma consciente, alinhadas com os seus objetivos, analisando o impacto nas perspectivas futuras, para obter uma melhor qualidade de vida através do uso responsável do dinheiro.

Dito isso, a escolha de ter uma vida financeira mais organizada e próspera depende de você. A educação financeira é um ensinamento válido e útil para a vida toda.

Aliado a ela estão as finanças comportamentais, qual possibilita entender mais suas emoções, ajuda a dominá-las, a mudar sua forma de pensar e criar atitudes mais saudáveis. Isto é crucial, pois quantas planilhas já utilizou, quantos planos já fez e não conseguiu executar, muitas vezes, por se sentir inseguro ou incapaz? Por não acreditar na mudança?

Os seus pensamentos e suas emoções refletem nas suas ações e, consequentemente, nos seus resultados (que nada mais é que sua realidade hoje), por isso nós abordamos a questão da mentalidade e do comportamento, que fará você romper com seus limites e ter a transformação que sempre buscou.

Lamentavelmente, esse ensinamento ainda é pouco difundido nas escolas de países menos desenvolvidos e acredito que muito se tem a ver com a frase “conhecimento é poder”.

Uma pessoa financeiramente educada entende melhor como o dinheiro funciona, os impactos na sua vida, na tomada de decisões e faz escolhas inteligentes (começando por criar uma realidade em que pode fazer escolhas). Entre outros benefícios, contribui para:

  • Fazer escolhas conscientes de consumo
  • Evitar cair em golpes
  • Entender sobre condições de empréstimos e financiamentos
  • Aumentar seu poder de negociação com empresas e instituições financeiras
  • Usar corretamente o cartão de crédito e aproveitar seus benefícios
  • Utilizar o orçamento de forma útil e prática
  • Aprender formas de gerar renda
  • Saber investir corretamente

Com isso é possível criar um planejamento para livrar-se das dívidas, controlar melhor o orçamento, investir para realizar sonhos, empreender, construir um futuro mais tranquilo ou qualquer que seja seu objetivo, sem deixar de lado uma ótima qualidade de vida no hoje.

Tudo depende de qual é a sua prioridade. Enquanto você não se comprometer, de fato, em melhorar sua relação com o dinheiro, e inevitavelmente evoluir nas demais áreas da sua vida, você vai continuar vivendo no “modo Zeca Pagodinho”, ou seja, “deixa a vida me levar”. Vai ficar se lamentando que sobra mês no final do salário e nada irá mudar. Há quanto tempo você reclama das mesmas dificuldades?

A mudança exige, acima de tudo, maturidade, que é o oposto da inocência. Você não pode ser ingênuo e achar que as coisas vão se resolver sozinhas, que magicamente algo de bom vai acontecer, que vai ganhar na mega-sena ou que apenas a lei da atração e o pensamento positivo irão transformar sua realidade.

Visualize uma condição de vida melhor. Como seria? O que você tem vontade de fazer? Com quem? O que você quer conquistar? Se você é capaz de visualizar, é capaz de realizar! Você só precisa estar disposto a isso, e com a orientação e direcionamento correto, que um profissional educador financeiro pode te proporcionar, você atingirá uma situação mais favorável muito antes do que pensa. Bora agir e realizar os seus sonhos?

Comente o que achou:

4 comentários

Gustavo Dengo · março 1, 2023 às 19:03

Parabéns pelo texto. Compactuo desse mesmo raciocínio. Tal compartilhamento de informação deveria vir de berço, já que infelizmente, as escolas não estão capacitadas para esse fim. Oxalá toda a sociedade tivesse a ânsia de conhecer sobre esse assunto ao mesmo nível de tópicos supérfluos que não acrescentam nada para sua vida e para os próximos.

Vanessa Bueno Marques · março 1, 2023 às 19:43

Maravilhoso texto! Super claro, objetivo e motivador!

Giancarlo · março 3, 2023 às 03:35

Ótimo artigo! Educação financeira é um dos pilares de sustentação para alcançarmos nossos objetivos, metas e manter muitas coisas, como, por exemplo, o próprio casamento que foi destacado no texto!

Leonardo · março 4, 2023 às 03:17

Parabéns, com certeza a educação financeira é um fator muito relevante para todas as pessoas, logo quando se pensa em iniciar uma dívida tem que está preparado para o pior.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais posts relacionados
Aprenda a controlar seu dinheiro: começando pela forma como você se vê!

Aprenda a controlar seu dinheiro: começando pela forma como você se vê!

Se você soubesse como controlar o seu dinheiro, investir bem e ficar rico, será que você já não teria feito isso? Já não seria rico? De fato, poucos aprenderam durante

Educação Financeira: umas das portas de entrada para ser bem-sucedido.

Educação Financeira: umas das portas de entrada para ser bem-sucedido.

A cada dia o assunto “educação financeira” tem se tornado mais popular entre os brasileiros. Talvez, justamente, pela falta desse entendimento. Como consequência, há: os estrondosos números de endividados, de

Seja notificado quando novos artigos forem publicados:

plugins premium WordPress